Alguém sabe o que é Roster? - Someone knows what is Roster?

========== INGLES ==========

Hi,

I don’t understand what is Roster.

What is it?

How I use it?

Thanks,

Hamilton

===============================

========== PORTUGUES ==========

Pessoal,

Eu não entendi o que é Roster.

Qual a finalidade? Como usa?

Obrigado,

Hamilton

===============================

To até agora procurando onde você achou isso…

Pelo menos no meu OpenFire não tem O_o

Você não instalou plugins de mais não!? HeHEhHE

oi kavera33

sabe que acho que instalei plugin demais mesmo… rsrsrs

ainda não testei a metade…

veja a busca que fiz sobre roster no site.

http://www.igniterealtime.org/community/search.jspa?peopleEnabled=true&userID=&c ontainerType=&container=&q=roster

vlw.

Saudações,

Roster são os itens/agregados de um determinado usuário. No caso do Openfire, ele lista os usuários, seus respectivos grupos e outras configurações, com quem estão linkados. É como se fosse o elenco de um determinado usuário, ou, sua lista de contatos.

Para entenderem, entrem na console de administração, e procurem um usuário qualquer. Na configuração de usuário aparece essa lista, ou, roster.

Solamente?!

Bacana.

E como uso esta lista (Roster)?

Eu, como administrador posso por exemplo pré-cadastrar esse Roster e não deixar que o usuário altere a listagem? Isto é, pré-definir com quem o usuário pode ou não falar?

Nele eu consigo bloquear usuários ou grupos?

Vi que para os itens que já existem eu posso alterar um Roster Item.

Na tela de alteração tem um campo Subscription com as opções:remove, none, to, from, both.

Como usar estas opções?

Valeu.

Hamilton

… Não esqueça de fazer parte da nossa comunidade BR!

Saudações,

Por partes.

E como uso esta lista (Roster)?

R. Eu particularmente não uso. Não sei se por “não-necessidade” ou se porque ainda não precisei.

Eu, como administrador posso por exemplo pré-cadastrar esse Roster e não deixar que o usuário altere a listagem? Isto é, pré-definir com quem o usuário pode ou falar?

R. Primeira coisa, o usuário não tem acesso a essa lista. Somente os administradores, afinal, você tem que logar na console para vê-la, logo, quem loga na console é somente administrador *(imagina se não fosse, a festa que seria!!!). *Pré-cadastrar não sei se tem como, já que me parece que ele monta essa lista baseado nos usuários que você cria e nas permissões que você define à eles.

Nele eu consigo bloquear usuários ou grupos?

**R. **Apesar do plugin Packet Filter fazer isso, e apesar de eu nunca ter testado, como disse na primeira resposta por não ter precisado ainda, creio eu que você consiga sim bloquear os usuários com quem um determinado usuário se comunica. Como provavelmente já perceberam, as permissões no Openfire, são setadas por grupos e não por usuários, logo, toda a cambada que estiver dentro de um grupo vai “enxergar” a outra cambada do outro grupo caso seja concedida essa permissão entre eles. O roster parece lhe permitir até de forma mais prática e menos trabalhosa do que o plugin Packet Filter de fazer isso. Como uso o Openfire integrado ao AD, o meu dá erro quando faço alguma alteração no roster. Fica a deixa para quem quiser testar no banco interno do Openfire. É até bom que fala pra nós se funciona e como funciona. Se de fato segue esta idéia, o interessante é que você passa a ter controle de, com quem cada usuário fala e vice-versa, mesmo a permissão sendo agregada por grupo. Por exemplo, o grupo do seu chefe enxerga toda a contabilidade onde está o chefe da contabilidade e a moçada toda. Vai que ele quer ver apenas o chefe da contabilidade. No Packet Filter você teria que criar uma regra para cada usuário da contabilidade negando a permissão para ver o seu chefe enquanto que no Roster, teoricamente, basta negar pelas opções que ela lhe dá. Em tese parece ser isso, tem que ver na prática. Testem e depois compartilhem os resultados.

Vi que para os itens que já existem eu posso alterar um Roster Item. Na tela de alteração tem um campo Subscription com as opções:remove, none, to, from, both. Como usar estas opções?

R. Pois é. Como disse na resposta anterior, eu não consigo testar no meu ambiente. Até montar um virtual, fica mais fácil quem já tem um ambiente de teste com banco de dados diferente do meu (AD), testar e falar o que rola nessa parada. Eu suponho que seja isso que falei. Algum tipo de permissão ou de pacote, ou de propriedades/características de usuários entre si.

Solamente?!

Olá vcosta.

Obrigado pelas respostas.

Sobre a tua resposta abaixo:

"Eu, como administrador posso por exemplo pré-cadastrar esse Roster e não deixar que o usuário altere a listagem? Isto é, pré-definir com quem o usuário pode ou falar?

*R. Primeira coisa, o usuário não tem acesso a essa lista. Somente os administradores, afinal, você tem que logar na console para vê-la, logo, quem loga na console é somente administrador *(imagina se não fosse, a festa que seria!!!). Pré-cadastrar não sei se tem como, já que me parece que ele monta essa lista baseado nos usuários que você cria e nas permissões que você define à eles."

Hoje estou usando o openfire para testes somente com 3 usuários conectados com Spark e estou usando gateway para liberar acesso ao MSN e GoogleTalk.

Eu não adicionei nenhum usuário “na mão” no Roster e depois que liberei os gateways, todos os meus contatos do MSN e do GoogleTalk estão aparecendo nesta lista, automaticamente. Isso sem contar os 3 usuários do próprio openfire, que também aparecem lá.

Já fiz diversos testes com o Packet Filter e pelo jeito funciona bem.

Vou tentar fazer testes com o Roster, agora que entendi o que é e prá que serve :wink: hehe

Em breve trago novidades para deixarmos registrado.

Té+

Hamilton

… Não esqueça de fazer parte da nossa comunidade BR!

No caso de acessos por gateway, os usuários de fato aparecerão automaticamente, pois são cliente externos e o Spark é apenas um meio de acessá-los.

Agora, como surgiram esses usuários de Spark/Openfire que você falou? Qual banco estás a usar?

Estou usando o banco nativo do Open Fire.

Na verdade criei um grupo chamado INTIME e coloquei todos os 3 usuários neste grupo.

Daí ele aparece todos os usuários do grupo automaticamente…

Té+

Hamilton

… Não esqueça de fazer parte da nossa comunidade Brasil!