Início:instalação Openfire+Spark

Olá

Sou usuário iniciante do Openfire, uso o Windows 10 64bits e tenho bastante dúvida com relação a instalação.

Já instalei o Openfire 4.0.1 da maneira simples ( Banco de dados interno e sem integração com AD ) segui este procedimento: Configurando servidor OpenFire no Windows | Nerds

Criei o usuário conforme descrito no link acima, instalei o Spark 2.7.5, informei nome de usuário(que criei no openfire), forneci a senha e o nome do servidor, mas ocorre erro: “Can’t connect to server: invalid name or server not reachable”

Coloquei o nome no servidor de: serverim , é o mesmo que informei na tela do Spark

Já lí fóruns de ajuda mas não consigo resolver isso, preciso de orientação.

Quem puder me ajudar fico muito agradecido.

Bom dia amigo, primeiramente peço desculpas por ninguém lhe responder. Você fez a instalação em uma maquina local, e esta tentando fazer o acesso de onde?. Dela mesma?

Se for dela mesma, para conectar no gerenciador dela, você ta tentando como?

http://localhost:9090

ou

http://xxx.xxx.xxx:9090

Se for acesso de outro computador na mesma rede:

Desativa o firewall do Windows.

Bom dia

Sem problemas Vinicius.

Estava tentando do mesmo computador mas preferi instalar em um Servidor Linux(virtualizado) agora fica dedicado só ao Openfire, já me conectei e está funcionando.

Aproveitando, instalei o Spark e na tela de login tem opção Contas, através desta há possibilidade de criar uma conta( e sempre tem aquele usuário que mexe aonde não deve ), existe alguma maneira de bloquear essa opção “criar contas” no spark? Eu faço o gerenciamento das contas através do Openfire e até agora não encontrei maneira de bloquear isso.

Muito obrigado

1 Like

Bom dia amigo, e por essa opção:

Ola

Estou tentando instalar o openfire e o spark na rede da minha empresa, que possui 5 micros com windows 10, mas ao tentar criar uma conta no spark, também recebo a mensagem que não consigo conectar ao servidor, apesar de fazer igual aos tutoriais que assisto ou leio.

Queria ver como posso resolver este problema pois necessito instalar um bate papo que mantenha um registro fácil das conversas e que apenas a administradora tenha acesso.

Boa tarde amigo, você fez a instalação em uma maquina e criou os usuários no console de administração dele e depois tentou conectar nos computadores da rede?

Tem alguns detalhes nessas ultimas versões do openfire e do spark, qual erro retorna?

Obs: Desative o firewall do windows da maquina que você instalou o openfire, ou se for linux dependendo a distruição tem detalhes de segurança a serem considerados.

Ola

Fiz a instalação normal do openfire e do spark. Apos criei um usuario dentro do console de administração e tentei conectar atraves do spark, mas aparece a mensagem “Can’t connect to server: invalid name or server not reachable”.

Após, tentei criar uma conta e coloquei como dominio o nome do servidor que criei e recebo a mensagem que não foi possivel conectar ao servidor, sendo que mesmo com o firewall desativado o problema persite.

Conforme mencionei antes, a nossa rede possui 6 computadores (1 servidor + 5 computadores em uso nos setores da empresa.

A minha ideia seria instalar o servidor em uma máquina e o spark nas outras 4 para que os setores possam conversar entre eles.

Espero ter respondido todas as questões.

Boa tarde,

estou com um problema parecido…

segui os seguintes passos: Configurando servidor OpenFire no Windows ~ Administração de Ti

Porém, não consigo criar usuário através do Spark, e se crio um usuário através do console do localhost, o mesmo não conecta no spark.

Na hora de tentar logar no spark, coloco o servidor exatamente como configurei no localhost, porém, não tenho sucesso, informa que o servidor está incorreto.

Alguém pode me ajudar?

Obs: Já estou com o FIREWALL desativado.

Olá amigo, você tem que desativar algumas opções no cliente do spark:

Boa tarde, primeiro arruma as opções do spark conforme a foto que eu postei acima, depois você está conectando usando um hostname ou o ip direto do servidor?

Olá Vinícius!

Configurei conforme a imagem, tentei autenticação com um usuário criado direto do console, utilizando o servidor pelo IP direto da máquina e consegui a autenticação.

Muito obrigado!

Agora vou testar a integração com as máquinas que somente utilizarão o Spark.
Logo mais posto o resultado.

Novamente, obrigado!

Edit:

Mais 2 novos casos.

Fiz testes de pesquisa de Usuários já dentro do Spark e me retorna o seguinte erro:

E o outro problema, é que ao tentar criar um novo usuário através do Spark, com o mesmo servidor de domínio (IP) em que consigo fazer o login, e me retorna erro ao tentar cadastrar:

Oi amigo, pode estar desativada a opção de criar usuários a partir do spark nas opções do console, eu uso isso por padrão, como desativado. apenas os administradores podem criar usuários através do console de administração.

É, eu achei que fosse isso, mas vi no console e a criação de usuários através do Spark está ativa. Será que no spark, na hora de registrar, não aceita o domínio como IP? Já na hora de logar, aceita?

Estou testando o aplicativo e gostaria de saber se posso manter o firewall ativo e continuar usando o programa ou para usa-lo preciso ter o firewall desativo ?

Douglas, para registrar tem que usar o hostname do server do openfire e não o ip dele, dai tem que ver como é o dns da sua maquina para ver se ele consegue resolver o hostname e assim vai registrar e conectar certo. Fiz o teste aqui e deu.

Matheus, não precisa manter desativado, coloca o openfire na lista de exclusão do firewall.

Boa noite a todos,

é possivel instalar o Spark no windows 10 para que ele se comunique com outras máquinas que não esteje no Active Directory. quero pode instalar em Duas máquinas como faço sabem o passo inicial para que consiga?

Obrigado