Instalação do OpenFire no Windows Server 2012 64 Bits

Prezados,

Atualmente tenho um servidor OpenFire 4.0 rodando perfeitamente em um servidor Windows Server 2008 Standard 32 Btis (4GB Memória/Xeon 3.0/DISCO SAS EM RAID-0). O sistema funciona à todo vapor, sem problemas, sem bugs. Todos os usuários autenticando normalmente no cliente Spark 2.7.4.

O preciso neste momento é de instalar esse servidor OpenFire 4.0 em um outro servidor (Windows Server 2012 Standard / 32 GB / Xeon 3.0 / DISCO SAS em RAID-5), mas não estou conseguindo fazer rodar. O problema é o seguinte:

1 - Faço a instalação “limpa” do OpenFire 4.0 neste servidor e a instalação flui normalmente;

2 - Ao concluir, ele pergunta se deseja iniciar o servidor OpenFire, e confirmo que SIM;

3 - Neste momento, a tela abre, mas não sai da segunda linha, ou seja, fica com a informação abaixo:

Openfire 4.0.0 [Jan 18, 2016 8:56:36 AM]

Admin console listening at http://siaradb:9090

sobre o acesso ao servidor, já tentei também:

OpenFire-1.PNG

(1) 192.168.14.143:9090

(2) localhost:9090

(3) Já refiz a instalação em modo “administrador”;

(4) já dei permissão ao diretório para todos os usuários;

(5) já diminui totalmente o “Controle de Contas de Usuários”;

obs> estou logado como “administrador local”.

Em fim, o sistema não roda…

Aguardo considerações dos colegas!!

Bom dia…

Aqui ainda não estou na versão 4.0, mas já tive problema parecido com isso com outros programas, geralmente é algum erro de DNS, já verificou se as entradas de DNS do seu server estão corretas e apontando para o IP correto? Aqui já houve caso de quando eu instalei VMWare por exemplo ele alterar os registros DNS e apontar para outro IP ou criar um registro extra para esse outro IP.

Att.
Leonardo Lima

Boa tarde amigo, você fez a instalação com banco de dados interno/externo, fez integração com AD?

O firewall do windows server 2012 está ativo?

Esqueci de comentar, você também pode rodar um nmap de algum linux para ver se as portas do servidor do openfire estão em escuta, a 9090 do console de administração. Se não tiver um linux ai, do próprio Windows, roda o comando netstat -a, vai ter assim:

TCP 0.0.0.0:9090 HOSTNAME LISTENING

TCP 0.0.0.0:9091 HOSTNAME LISTENING

Pois é. Eu fiz duas migrações de servidor nos últimos dois anos. Antes era em um servidor e agora, neste atual que é windows server 2008 32 Bits. De um para o outro foi beleza. Agora, para esse Windows 2012 é que o bicho tá pegando

Bando de dados Interno, ou seja, não está integrado ao AD.

Bando de dados Interno, ou seja, não está integrado ao AD.

Gostaria apenas de acrescentar que possuo um firewall Linux na empresa. Externamente, uso regras de DNAT para um ip externo / dedicado que encaminho para o servidor atual. Não fiz o teste mudando esse IP ainda, pois já fiz duas migrações de servidores para o OpenFire e a instalação fluiu sem problemas por conta do IP Interno.

Amigo, é que o openfire tem a opção de banco de dados interno ou externo, independente se o mesmo está integrado ao LDAP ou não.

Como te falei antes, pode ser o firewall do windows, você já desativou o firewall do windows server 2012?

Fez a verificação das portas para ver se o serviço do openfire esta iniciando?

Como esta usando ip interno, então não é erro de DNS, não é NAT, não é firewall externo, pode ser conflito de serviço do server 2012, ambos usando as mesmas portas, ou pode ser o proprio firewall do windows server 2012.

Desativa o firewall e testa, faz o teste do netstat ou nmap pelo linux e verifica se as portas do console de admin e da conexão estão abertas.

Viníciius Gobbi, o problema é que não consigo nem abrir a interface de gerenciamento/confguração do Openfire.

No caso do firewall, está totalmente desativado no servidor. Possuo uma solução de firewall na empresa que é o KASPERSKY ENDPOINT, mas se fosse esse o problema, o servidor atual também não funcionaria, logo, não seria a porta 9090 que está sendo bloqueada; Sobre o teste como o netstat, realmente não mostra nenhuma conexão nesta porta e um telnet para este servidor/ip escura normalmente na porta do OpenFire (9090).

Obs: Quando instalei o Windows Server 2012 tive diversos problemas com permissões quando o assunto é WebService. Possuímos um sistema Web ERP de RECURSOS HUMANOS (FORTES RH com PostGres) que usa WebService para se comunicar com um sistema Win32 FORTES AC (Firebird 2.1). Só consegui instalar esse WebService apenas como Administrador Local do Servidor.

Existe um procedimento, que não me recordo bem o passo a passo, mas que torna todos os usuários administradores, como é o caso do administrado da rede, dando permissões totais para serem administradores locais. Antes de fazer isso, se eu não estivesse com a conta do administrador local “logada”, e sim como administrador da rede, esse serviço do WebService parava. Após isso, não foi mais necessário e penso que ainda tem alguma coisa a ver com essa história o caso desse problema com o Openfire.

Mas obrigado pelas dicas e estou fazendo um apanhado de dicas aqui dos colegas e testando uma a uma.

Só para constar:

Meu servidor windows server 2008, atual servidor OpenFire, usa o banco local para armazenamento das contas de usuários e estatísticas. A necessidade do a implantação no novo servidor Windows SErver 2012, além do hardware espetacular, é para usar o OpenFire integrado com o meu AD. Teoricamente, usando este hardware, terei mais desempenho no servidor OpenFire, bem como com o uso do SQL Server.

PROBLEMA RESOLVIDO — Em Partes!!.

Em primeiro lugar, agradeço de mais aos colegas aqui pela ajuda e pela força. Em segundo lugar, para compartilhar o aprendizado, de fato, o problema é realmente com a porta 9090 padrão de acesso ao console do OpenFire.

O que fiz para resolver de imediato, foi ir à pasta: C:\Program Files (x86)\Openfire\conf

Dentro desta pasta, existe um XML de conexão de nome “openfire.xml”. O que fiz foi editar esse arquivo e alterar a porta padrão para 9191 conforme texto abaixo:

*** Trecho **

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

--

91919091pt_BR</loca le>

-

*** fim **

Feito isso, o sistema acessou normalmente com o banco PostGres, só não consegui ainda integrar com meu AD, mas aí são cenas para o próximo capítulo.

Abraço a todos e boa noite!!

.