Openfire 3.8.1 e pluguin Content Filter

Pessoal, boa noite!

Estou criando um novo servidor Openfire versão 3.8.1. Percebi que ao instalar o plugin “Content Filter” ele instala normalmente e não dá erro, mas, quando tento configurá-lo independente da alteração que eu faço, quando mando salvar as configurações ele reporta o erro:

“Error saving the settings.”

Já procurei nos logs do openfire, mas, não há nenhum registro do erro… Alguem pode me ajudar com isso?!

Obrigado!

Abraços.

Galera, bom dia!

Fiz alguns teste e reparei o seguinte:

Quando utilizo a base de usuários local do Openfire o pluguin funciona normalmente, quando integro o Openfire no meu servidor LDAP (AD) o plugin não funciona, dá erro na hora de salvar as configurações.

Alguém já passou por algo semelhante??

Paulo, tenho dois ambientes do openfire, um com base de dados local, e um integrado ao AD, em ambos não tive problemas com este plugin, o que você esta tentando configurar nele?

Vinícius, boa tarde!

Obrigado pelo retorno primeiramente!

Bom, atualmente eu tenho um Openfire em produção que utiliza a base interna do Openfire. Esse servidor está rodando a versão 3.7.1, minha intenção é criar outro servidor utilizando uma base mysql e utilizar a versão 3.8.1.

No ambiente de teste tanto a versão 3.7.1 quando a 3.8.1 usando a base interna oferecida pelo Openfire o plugin Content Filter funciona (ou pelo menos me deixa salvar as configurações que faço).

Em outro cenário fiz o teste apenas com a versão 3.8.1 integrada ao AD e com base Mysql (tudo funciona normalmente inclusive os outros plugins), o plugin Content Filter não me deixa salvar as configurações… Mesmo que eu deixe o padrão sem nenhuma alteração (fox,dog - por exemplo) quando mando salvar ele dá o erro abaixo:

Erro Openfire.PNG

A minha intenção seria bloquear as mensagens que contenham palavras pornográficas, entre outros assuntos não pertinentes ao expediente dos colaboradores da empresa. Se precisar de alguma informação complementar é só falar.

Vamos lá amigo, sua intenção é trabalhar integrado com AD ou não?

Se é, por que optou por uma base externa Mysql, sendo que ele vai puxar tudo do seu AD?

Caso não seja, vamos por partes, esta instalando o openfire em qual S.O?

A versão do plugin esta atualizada?

Ok vinícius, vamos lá:

A minha intenção é sim trabalhar com o Openfire integrado ao AD. Optei por uma base externa pois imagino que o histórico das conversas entre os usuários é armazenado nesse banco (me corrija se eu estiver errado), assim, trabalhar com mysql me daria mais confiança do que usar um banco “interno” que desconheço.

Tanto o meu ambiente de produção (3.7.1) quanto os meus ambientes de teste (3.7.1 e 3.8.1) estão instalados em um Linux Debian 6.

Acabei de instalar a versão 3.7.1 para testes, integrei ao AD e tenho o mesmo erro .

Paulo, qual é a versão do content filter que você esta usando, a que eu uso é:

Content Filter
README changelog

Scans message packets for defined patterns
1.6.1

Conor Hayes

Desculpa… a versão do plugin é a 1.6.1 a mais atual.

Paulo, tenta por assim:

?fox

Eu não lembro se o ? é tipo a sintaxe do comando, ou é a expressão que eu to usando no bloqueio das megsagens criptografadas, faz tempo que não altero nada do contentfilter, por favor, faz esse teste ai e retorna.

Vinícius,

Usei a sintaxe informada, mas, mesmo assim dá o mesmo erro… Observei que no servidor de produção (que não está integrado ao AD e usa base interna) o pluguin funciona com qualquer palavra… mesmo que seja puramente “fox” ou “dog”.

Entendo, estou ficando sem mais ideias, já tento remover o plugin e adicionar novamente, poderia fazer um teste com o banco de dados interno e integrado ao AD, pelo que entendi você fez testes com banco de dados externo + AD, e banco de dados interno sem AD, correto?

Entendo sua necessidade de fazer um banco de dados externo, primeiro tenta com o interno, teste os plugnis, faz todos os testes, dai você cerca o problema e sabe que é alguma coisa do banco externo.

Desculpe pela ignorancia, mas não consigo lhe ajudar mais que isso.

No aguardo de mais alguem que utilize ambiente Linux, banco de dados externo e integração com LDAP/AD.

Vinícius, seguem os resultados dos testes:

Banco - Autenticação - Resultado

MYSQL - INTERNO - FUNCIONA

INTERNO - INTERNO - FUNCIONA

INTERNO - LDAP - NÃO FUNCIONA

MYSQL - LDAP - NÃO FUNCIONA

Já tentei reinstalar o plugin várias vezes… inclusive já copiei o mesmo plugin que está funcionando em meu servidor de produção para o ambiente de teste, e tenho sempre o mesmo erro…

Parece que a falha está atrelada ao LDAP, sempre que faço a integração o plugin Content Filter para de funcionar. Os demais plugins que eu testei funcionam normalmente, somente esse dá problema .

Será um bug do Openfire?? Será que ninguém teve esse problema?? É muito estranho isso, não creio que eu esteja fazendo nada de errado… Nesse ritmo vou acabar desistindo do plugin, pois, não posso abrir mão da autenticação via LDAP.

Agradeço por sua ajuda Vinícius, qualquer avanço no assunto eu posto aqui!

Paulo, e tentar com uma versão antiga do plugin, eu tenho a versão antiga, segue link para download:

https://dl.dropboxusercontent.com/s/1l4vxqjpgu9tdeu/contentFilter.jar?token_hash =AAH0j2DIJLIS9TXwPzaqXcOcbJP3_8F-g23Z5sCVzjakHQ&dl=1

Vinícius, esse também não funcinou!

Já estou completamente sem idéias, se ao menos gerasse algum log… Mas, pelo visto vou ter que ir me virando sem esse plugin mesmo.

RESOLVI O PROBLEMA GALERA!!

Ao ativar o modo debug do Openfire, vi que ele tentava encontrar um usuário “admin” em minha base LDAP. Como esse usuário não existia na base, o plugin dava erro e não me deixava salvar as configurações

Não consegui encontrar de onde o plugin **Content Filter **tirou esse usuário… Mas, foi só eu criar um usuário com o nome “admin” no meu AD e o danado do plugin funcionou redondinho!

É uma solução que tem cara de gambiarra srsr mas, funciona e atende as minhas necessidades!

Espero que isso ajude mais alguém que passe por esse problema, flw galera!

Show, que bem que deu tudo certo, obrigado por resolver e compartilhar no forum.

Boa Tarde Pessoal,
Eu tenho uma duvida.
Pessoal no chat do Spark tem um cadeado que deixa as mensagens criptografados.
Queria saber de o pluguin Content Filter desativa essa opção.
Obrigado a todos.

No, Content Filter plugin doesn’t disable OTR encryption.

Uma vez enviada uma mensagem criptografada, tem como “quebrar” essa criptografia?

It should be hard to break. But if you have enough computing power and time, in theory anything can be broken.