Openfire Integrado ao Ad com Lentidão de conexão e entrega de mensagem

Olá ao grupo,

Estou com o seguinte problema, fiz uma instalação do openfire com autenticação de usuario no Active directory já tem uns 2 anos, a utilização deste dispositivo de comunicação era bem pouco utilizado em torno de uns 50 usuarios, hoje aumentou, tem em torno de 200, meu AD tem muitos grupos e uma guantidade razoavel de usuarios em torno de uns 1000, faz algum tempo o openfire tem dado problema com autenticação e com lentidão em trazer os grupos existente do AD, e na entrega da mensagem tambem,

EX: Se tem uns 150 usuarios conectados e vc desconecta, tera que tentar varias vezes para reconectar e vai demorar uns 2 a 3 minutos para ele trazer sua lista de grupos com os contatos conectados.

Isto quando consegue muitas vezes vc não se reconecta de jeito nenhum.

Ou vc manda alguma mensagem e ela demora para ser entregue, as vezes a pessoa acaba telefomando ou indo na mesa da pessoa porque sua mensagem ainda não chegou.

A maquina onde esta instalado o openfire é uma maquina IBM x3550 M2 com dois processadores e 40GB de memoria, utilizo o openfire 3.6.4, existe algum tunning que posso fazer para melhorar as consultas ldap para que seja retornado mais rapido as conexões e os grupos de contatos.

Bom Tarde Edson!

Seja bem-vindo ao grupo!!!

Primeiro

Bom para poder entender melhor o seu problema eu gostaria de saber como e feita à pesquisa de usuário do Openfire.

Se você filtrou os usuários que acessam ao Openfire através de um único Grupo ou ele procura todos os usuários dentro do AD.

Segundo

No Servidor onde roda o Openfire teria mais alguma aplicação rodando ou apenas o Openfire, ese não for pedir muito, também o consumo em media de memória e processador do seu servidor.

Eu recomendaria atualizar o seu Openfire já que ele esta na versão 3.6.4.

Aguardando resposta!!

Tenho uma OU Setores onde ele procura todos os usuários dentro do AD. este é o local onde esta cadastrado todos os grupos e usuarios

ou=“SETORES”,ou=“XXXXXX”, dc=“XXXX”, dc=“XXXX”, dc=“BR”

Versão e Fabricante da JVM:
1.6.0_27 Sun Microsystems Inc. – Java HotSpot™ 64-Bit Server VM
Servidor de Aplicação:
jetty-6.1.x
Host Name:
apps.tcemt.gov.br
SO / Hardware:
Linux / amd64
Idioma / Fuso Horário:
pt_BR / Fuso horário do Amazonas (-4 GMT)

Memoria Java : 5861,82 MB of 16384,00 MB (35,8%) used

CPU utiliza uns 30 a 40% mais não costuma subir muito mais que isto.

Sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (v. 5 for 64-bit x86_64)

[root@apps sysconfig]# cat openfire

Set this to the path where openfire lives.

If this is not set the script will look for /usr/local/openfire, then

/opt/openfire.

OPENFIRE_HOME="/opt/openfire"

If there is a different user you would like to run openfire as,

change the following line.

OPENFIRE_USER=“daemon”

If you wish to change the location of the openfire pid file,

change the following line.

OPENFIRE_PIDFILE="/var/run/openfire.pid"

If you wish to explictly specific the location of the log directory,

you can set it here. Note that this applies to the logs generated outside

openfire itself. If you want to change the location of openfire’s own

logs, see the system property ‘log.directory’. If this is not set,

it will default to $OPENFIRE_HOME/logs.

OPENFIRE_LOGDIR="/var/log/openfire"

If you wish to set any specific options to pass to the JVM, you can

set them with the following variable.

#OPENFIRE_OPTS="-Xmx1024m"

OPENFIRE_OPTS="-Xms128m -Xmx18432m -XX:MaxPermSize=256m"

INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS="-Djava.net.preferIPv4Stack=true -Xms128m -Xmx18432m -XX:MaxPermSize=256m"

If you wish to override the auto-detected JAVA_HOME variable, uncomment

and change the following line.

JAVA_HOME=/usr/java/default

Não existe outra aplicação Rodando nele somente o Openfire.

Ja pensei em fazer a migração mais como não estou utilizando um banco de dados a parte utilizo o que vem padrão no openfire que é java, deu problema pois na hora que logo no spark ele não tras os contatos e nem os grupos mais se entro pela console aparece como online as conexões dos usaurio.

Se precisar de mais alguma informação ou orientação de como proceder na migração para a versão mais nova só me passar utilizo na instalação e atualização o pacote rpm .

Então Edson.

No meu casso eu utilizo o MYSQL,tenho aproximadamente 75 usuários, recomendaria usar o mysql em vez do banco própriodo Openfire, nunca utilizei o banco próprio do Openfire mais acredito que o mysql seja melhor.

No casso de não mostrar os usuárioe grupos e configuração dentro do console do Openfire, você vai na aba usuários/Gruposclica, depois clica no grupo desejado e procura à opção “Compartilhamento da Lista de Contatos” ele vai estar ativado, só marcar a opção “Compartilhar grupo com usuário adicionais” então vai mostrar esse grupo para o resto dos usuários que estão fora de esse grupo.

No casso de atualizar o Openfire se fosse com um banco que nem o postgresql ou o MYSQL sem problemamais no casso do próprio do Openfire eu lamentavelmente não sei como instruir para fazer um Backup do banco, para prevenir problemas.

Pelo que você falo o Openfire vai diretamente ao OU Setores mais não seria mais fácil criar um grupo único no qual você adiciona os usuários que você quer??