Openfire Travando!

Boa tarde pessoal,

Seguinte, tenho o Openfire 3.7.1 instalado aqui num server Windows 2008 R2, sincronizado com o AD, e utilizando o banco de Dados padrão do Openfire, e também utilizo o plugin Kraken para sincronizar com MSN, nas demais maquinas da rede tenho instalado o Spark 2.6.3, e até então tudo estava funcionando normalmente, nenhum problema.

Mas o Openfire começou a travar, não apresenta nenhum erro, ele para de responder, os usuários tentam mandar menssagens mas o destinatário não recebe, e se um usuário tenta conectar no Spark ele não consegue, fica dando usuário e senha incorreto, também não consigo acessar mais a interface web administrativa.

Então eu tenho q conectar no server onde o Openfire esta rodando, e no Gerenciador de Tarefas do Windows eu tenho que finalizar o processo do Openfire, e iniciar o serviço Openfire novamente, ai ele volta a funcionar normalmente.

Alguém sabe o que pode ser?

Bom Dia.

Hum, você já deu uma olhada nos logs do Windows se tem uma especificação do que esta causando o problema?

E o Openfire esta rodando com privilégios de administrador?

Já que teve algumas vezes nas quais eu tinha que dar um “Executar como administrador” em alguns aplicativos para rodar corretamente.

Aguardando resposta. XD

Bom dia Christian,

Então, eu tenho acompanhado o Event Viewer do Windows sim, mas não consta nada de anormal nos logs, só gera log de erro quando eu finalizo o processo do Openfire, depois que inicio o serviço dele, gera log de que o serviço esta sendo executado, e ele volta a funcionar normalmente, porém quando acontece de travar, não gera nenhum log de erro, nada. =/

E o Openfire roda com previlégios de administrador sim.

Mas, mesmo assim obrigado pela atenção Christian.

Abraço

Já verificou a memória do servidor e o consumo de memória do openfire e memoria java?

Da uma olhada no log do windows do servidor com o AD, pode ser que a perda de sincronia seja nele e não openfire.

Bom dia Antônio,

Memória do servidor - Ok!

Consumo de memória do Openfire constuma ser alto pelo que andei verificando, mas também esta Ok !!

Acho que o problema pode ser a memória Java, essa esta cheia, bem próxima dos 99,8%. Eu já tinha reparado nisso, mas não consegui encontrar como fazer pra limpar ela.

Como q eu faço para liberar espaço dessa memória java, tem como ???

Foi esse texto que me ajudou com isso.

Vê quanto tu tem atualmente de memória java e quanto tem de memoria livre pra poder colocar pra o java. e ai define o minimo que o pode ficar e o maximo que vai exigir no server.

Boa sorte!

COMO AUMENTAR A MEMORIA CACHE DO JAVA NO OPENFIRE

Usuários Linux:

  • Acesse o diretório raiz do Openfire (no meu caso fica em /opt/openfire)
  • Acesse o diretório bin
  • Edite o script openfire e descomente a linha INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS como no exemplo abaixo:

*#! /bin/sh

Uncomment the following line to override the JVM search sequence

INSTALL4J_JAVA_HOME_OVERRIDE=

Uncomment the following line to add additional VM parameters

INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS=

#---------------------------------------------------------------------
*

*INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS="-Xms512m -Xmx1024m" # o primeiro parâmetro é o mínimo e o segundo é o máximo. Ambos podem ser iguais, se for o caso.
#-----------------------------
------------------------------**----------
*

  • Reinicie o Openfire.

*Usuários Windows
*

  • Acesse o diretório raiz do Openfire
  • Acesse o diretório BIN
  • *Se você usa o Openfire como um serviço Windows, dentro do diretório BIN crie um arquivo de texto chamado “openfire-service.vmoptions” sem aspas e a extensão é essa mesma vmoptions. *
  • *Cada parâmetro da VM deve ser uma nova linha no arquivo. *Por exemplo para setar um mínimo de 512M e máximo de 1024M, você deve usar:

*-Xms512m
-Xmx1024m
*

  • Se você não usar o Openfire como serviço crie o arquivo openfired.vmoptions (o conteúdo é o mesmo, só muda o nome do arquivo).
  • Reinicie o Openfire
    *Espero que esse post ajude os usuários nessa dúvida que atormenta tanta gente.

Usuários de Linux que usam o .rpm:
*

  • Edite o arquivo /etc/sysconfig/openfire
  • Descomente a linha: OPENFIRE_OPTS=-Xmx1024m
  • Altere o tamanho que se deseja (1024m é só uma sugestão).

Fonte de publicação:
http://mundoopensource.blogspot.com/2008/08/alterando-memria-java-do-openfire.ht ml

Eu tinha encontrado esse texto, mas não tinha conseguido fazer funcionar, mas agora deu certo, consegui aumentar a memória java, utilizo o Openfire como serviço do Windows, criei o arquivinho de texto lá conforme pede ai, e reiniciei o serviço, ele já alterou a memória java.

Vou continuar monitorando agora pra ver se resolveu o problema de ficar travando.

Valeu pela ajuda ai galera !!

Abraço

O meu acontece sempre isso, ja ajustei para os valores

-Xms1512m

-Xmx1513m

e nao resolve, alguem tem uma luz ae?

Tenho um Total de Usuários: 691

Olá Rafael, você usa banco de dados interno ou externo, se usa interno, aconselho passar para algum banco externo, a memoria em uso vai diminuir consideravelmente.

ja fiz isso, mudei para sql 2008 r2 e nao funcionou

ele ainda continua usando o maximo de memoria e do nada ele fecha

tendo que restartar o serviço novamente

Olá Rafael

Quanto de memória você tem no servidor que roda o openfire?

Quanto as parâmetros de ajuste de memória no java aconselho você colocar:

xms=1024

xmx=2048

claro que tudo isso depende da quantidade de memória que você tem no servidor, CPU utilizada e tipo de disco que são os principais.