Spark Web

Bom dia galerinha,

Gostaria de saber do que eu preciso para configurar o SparkWeb pra rodar em rede (Externa)

Ambiente hoje:

  • Openfire 3.8.1

  • Spark

  • Integrado com AD

  • Banco de Dados interno

Todos se comunicão perfeitamente, fiz a “intalação” do SparkWeb em rede (Local) funciona normal todos se conectão.

Agora de uma rede externa isso já não acontece.

OBS: Trabalho com Firewall (Aker)

Olá amigo, já fez o teste das portas, primeira coisa que você precisa verificar é isso, pode usar pelo site: www.meuip.com.br, em ferramentas, tem uma opção para testar se estão liberadas as portas, após isso, podemos fazer mais testes.

Então amigo, mas eu não sei por onde começar a configuração exatamente!

Quais as portas que preciso liberar em meu firewall ?

Olá amigo, entendi, você não começou a configuração ainda, então vamos lá:

Primeira coisa que precisamos, o ip do servidor openfire aonde esta instalado o serviço do sparkweb, e como funciona sua topologia de rede, exemplo:

Servidor Openfire - Switch - Firewall - Internet

Basicamente, você deve liberar a porta 7443, 7070, se quer liberar o acesso externo ao cliente spark, já libera as portas: 5222, 5223, e se quer gerenciar o openfire externo, libera: 9090, 9091, também vai precisar liberar a porta 80 para acessar o site do sparkweb.

Você precisa criar uma NAT (um direcionamento, basicamente você indica que as conexões que chegarem no seu ip externo “link de internet”, pelas portas “7443,7070,5222,5223,9090,9091,80”, serão direcionadas ao ip interno do seu servidor do openfire), essa configuração é feita no seu Firewall, e quem não tem firewall, é feita no Modem ou Router de internet.

Sabe criar a NAT no seu firewall?

Sei consiguo criar isso no meu Firewall sim sem problemas.

Meu ambiente é esse ai mesmo

Servidor Openfire - Switch - Firewall - Internet

assim que eu criar essas regras eu aviso!

Pronto todas as regras foram criadas em meu Firewall, qual deve ser o meu proximo passo?

Beleza amigo, agora vamos testar se a liberação das portas estão funcionando, acessa o site:

http://meuip.datahouse.com.br/conteudo-ferramentas.asp

Conectividade do Host

Check port:

Vai colocando as portas e testando se estão todas liberadas, exemplo:

Checking Port 80

Port 80 is open and accepting connections.

Checking Port 23

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to 177.101.240.2:23 (Connection refused) in**/var/www/moodle/internas/networksresultado.php** on line 375
Port 23 does not appear to be open.

Note que nos meus exemplos a porta 80 esta liberada e a porta 23 não.

Este teste eu faço diretamento do meu servidor openfire correto ?

Olá amigo, de qualquer máquina da sua rede interna.

Ok, fiz o teste e todas as portas estão funcionando perfeitamente!

Ok, agora, você pode fazer um teste de conexão, de outra rede, fora da sua rede interna, tentar acessar o sparkweb direto pelo ip externo, ou se você publicou o site em um dominio, tenta acessar pelo nome, a configuração basica seria essa, agora é só por o ip e porta no navegador de internet em outra rede e tentar fazer a conexão.

Mas dentro do Openfire não precisa fazer nem uma configuração ?

Não amigo, como já funciona na sua rede interna, as configurações estão todas prontas, unica coisa que faltaria para fazer um acesso externo, seria esse direcionamento de portas, é bem simples.

Para acessar de externo eu devo colocar /*meuip: ???

qual a porta correta?

Amigo, tenta somente com o seu ip, ele deve direcionar pela porta 80 de forma automática, pois você esta simplesmente acessando uma pagina web, e nela ele vai pedir as informações para login, como usuario, servidor e senha.

Da erro ):

Consegui fazer o seguinte na minha rede interna se eu colocar http://192.168.1.2/sparkweb/SparkWeb ele abre agora se eu colocar o meu ip externo /sparkweb/SparkWeb ele abre a tela de login e senha porem não conecta

na opção Server eu coloco o meu ip do servidor?

Olá amigo, é o seguinte, se você for conectar na sua rede interna, você precisa digitar o seu ip interno do seu servidor no browser, se você for conectar de fora da sua rede, você digita o seu ip externo no browser, e a informação do servidor é a mesma, se for rede interna o ip do openfire interno, se for rede externa, o ip externo que foi direcionado as portas, exemplo:

Acesso interno

http://192.168.0.254

Acesso externo

http://200.200.2000.200

Conseguiu amigo?