Horário de verão

Bom dia pessoal.

Estou usando Spark 2.8.3 e o Openfire 4.2.3 e estou com o seguinte problema:

Os clients estão com o horário de verão, porém o servidor está no horário correto de Brasília. Fiz a alteração do fuso horário no Openfire, mas não surtiu efeito. Alguém já pegou um caso idêntico ou parecido?

Obrigado.

Bom dia.

Estou com o mesmo problema, horário do servidor OK, porém o horário do openfire está errado e nos clientes também.

Olá.

Mesmo problema com meu Openfire.

Fiz um teste e funcionou, desabilitei o “ajustar automaticamente para horário de verão” do computador, a partir daí começou a funcionar o cliente Spark.

1 Like

@adriano.elias qual o caminho que vc fez? Essa configuração é na estação de trabalho ou no client?

@adriano.elias fiz aqui e deu certo.
Obrigado.

Isso no servidor ou no computador onde está o cliente no meu caso o Spark.

Fiz no computador local e deu certo. Ai testei também no servidor e deu certo, então faça direto no servidor que dará certo.

Local.

Boa tarde, essa foi a unica solução encontrada ? Eu já havia reparado que ao desmarcar o fuso automático das estações resolvia o problema, porém dia 4/11 o horário de verão será aplicado e eu terei um baita problema se o servidor e os micros não acertarem o horário.

Boa tarde!

Nenhuma outra solução?
Pois tenho uma ambiente com mais de 70 maquinas, seriam inviável essa solução paliativa.

Obs: já agradeço, as respostas acima, pois consegui mudar pelo menos do servidor…
At.

Até agora não encontrei nenhuma outra solução.

Boa tarde.

O horário do Spark é baseado na hora da máquina em que ele está instalado.
Esse é um problema do JRE da máquina. Como nosso horário de verão não tem data definida, e como a maioria de nós gerelmente não atualiza o JRE do Spark, acontece este problema.

Uma solução temporária é a seguinte:

Criar um arquivo exatamente como o nome a seguir, na mesma pasta do Spark.exe:
Spark.vmoptions

Dentro deste arquivo, colocar a seguinte linha:
-Duser.timezone=GMT-3:00

Só reiniciar o Spark, e o horário vai estar correto.

2 Likes

Bom dia Gian.

Esse arquivo é no client ou no openfire?

E a solução definitiva pode ser a atualização do JRE?

Eu fiz no client e deu certo!

Bom dia,
A configuração é no cliente. Atualizando o JRE pra versão 1.8.0_191 também dá certo.

O java precisa estar na versão igual ou superior a 8u172.
https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/tzdata-versions-138805.html
O decreto que altera a data http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6558.htm

Creio eu que será preciso criar uma nova versão do openfire e do spark, onde ambos precisarão ser compilados com o java 8u172 ou superior.
Alguém tem contato mais direto com os desenvolvedores para falar sobre isso ?

Pronto, resolvido o assunto ( Brazil - daylight saving time ).

O que deve ser feito.
Primeiro entre no site java.com e baixe a última versão do java (lembrando, ela deve ser 8u172 ou superior) e instale.
No site da ignite-realtime, não baixar a versão JREBundled ( estará escrito, No Java JRE ) e sim a sem JRE.
Dessa forma, o spark ou openfire irá usar o java que já existe no computador/servidor e irá exibir as horas corretamente.

Para facilitar no download.
openfire apresenta esse nome: openfire_4_2_3_x64.exe 64-bit, No Java JRE (recommended)
spark apresenta esse nome: spark_2_8_3_online.exe Online installation, does not include Java JRE

Muito obrigado! Funcionou aqui!