Horário de verão

Até agora não encontrei nenhuma outra solução.

Boa tarde.

O horário do Spark é baseado na hora da máquina em que ele está instalado.
Esse é um problema do JRE da máquina. Como nosso horário de verão não tem data definida, e como a maioria de nós gerelmente não atualiza o JRE do Spark, acontece este problema.

Uma solução temporária é a seguinte:

Criar um arquivo exatamente como o nome a seguir, na mesma pasta do Spark.exe:
Spark.vmoptions

Dentro deste arquivo, colocar a seguinte linha:
-Duser.timezone=GMT-3:00

Só reiniciar o Spark, e o horário vai estar correto.

2 Likes

Bom dia Gian.

Esse arquivo é no client ou no openfire?

E a solução definitiva pode ser a atualização do JRE?

Eu fiz no client e deu certo!

Bom dia,
A configuração é no cliente. Atualizando o JRE pra versão 1.8.0_191 também dá certo.

O java precisa estar na versão igual ou superior a 8u172.
https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/tzdata-versions-138805.html
O decreto que altera a data http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6558.htm

Creio eu que será preciso criar uma nova versão do openfire e do spark, onde ambos precisarão ser compilados com o java 8u172 ou superior.
Alguém tem contato mais direto com os desenvolvedores para falar sobre isso ?

Pronto, resolvido o assunto ( Brazil - daylight saving time ).

O que deve ser feito.
Primeiro entre no site java.com e baixe a última versão do java (lembrando, ela deve ser 8u172 ou superior) e instale.
No site da ignite-realtime, não baixar a versão JREBundled ( estará escrito, No Java JRE ) e sim a sem JRE.
Dessa forma, o spark ou openfire irá usar o java que já existe no computador/servidor e irá exibir as horas corretamente.

Para facilitar no download.
openfire apresenta esse nome: openfire_4_2_3_x64.exe 64-bit, No Java JRE (recommended)
spark apresenta esse nome: spark_2_8_3_online.exe Online installation, does not include Java JRE

Muito obrigado! Funcionou aqui!

Funcinou perfeitamente!
Muito obrigado.

Pessoal,

Aqui tamebm estou com o problema.Utilizo o Spark em um Server 2012 64 bits.
Ja utilziava a versão sem JRE, mas de qualquer forma atualizei o servidor para a ultima versão do Java 64 bits e ja vi no gerenciador que ele setou pra versão correta.

Portanto, em meu PC utlizo a ultima versão do Spark, mas enquanto nao atualizei o java, não funcionou. É isso mesmo? Alem de atualizar no servidor, preciso tambem atualizar em cada computador?

Valeu…
Abs

h-c, no meu caso, o spark foi implantado por outra pessoa que ja foi desligada da empresa. Está instalado em um CentOs7 e por conter a página ‘jre’, acredito que ele tenha instalado a versão com java. Renomeei a pasta jre conforme deram dicas em outros forums, para que o openfire utilize o java do sistema (que está atualizado), porém não resolveu pra mim. Tem alguma luz?

Para eu entender melhor.
O CentOS roda o openfire, e o spark roda em máquina windows ?

Isso!

No CentOS você irá precisar atualizar o java para alguma versão que contenha o tzdata2019b ou superior (java 8u231 ou equivalente no openjdk).
No windows, você irá precisar instalar o java 8u231 e (se houver) a pasta jre em C:\Program Files (x86)\Spark você deverá deletar ela.

Boa tarde, vi que apresentaram uma solução ai em cima. O fato é que no servidor até coloquei a opção sem java, mas já tinha em todas as máquinas da empresa o spark283 com java. Vou precisar reinstalar em tuddo?

Reinstalar o java ?

Até agora não encontrei nenhuma outra solução.

Mesmo agora em 2022 o problema ainda perciste.
ja tentei atualizando o java tanto no servidor (WS2019) quando na estação.
Removi o spark usando revo unistaller ( não esqueça do backup do histório em appdata) e removi todos os resíduos.
Reinstalei o Spark
desativei ajustar automaticamente para horário de verão e definir hora automáticamente.
removi e instalei o Spark sem java
nada de funcionar. :woozy_face:

Qual a versão do spark que você está usando ?
Qual a versão do java (32 bits) que você está usando ?